Economia e Emprego
Governo reforça apoio às organizações de catadores de materiais recicláveis
Compromisso
O ministro do Trabalho e Previdência Social, Miguel Rossetto, reforçou esta semana o compromisso do governo com as organizações de catadores de materiais recicláveis. Só no Rio Grande do Sul, são 3,5 mil catadores e catadoras apoiados pelo Ministério do Trabalho e Previdência Social (MTPS). Rossetto esteve em Gravataí, nesta quinta-feira (31), para participar do Seminário Estadual Reciclagem Popular na Garantia de Direitos.
"Vocês provam que a economia solidária é viável. O trabalho de vocês ajuda nossa terra, nossa sociedade e a natureza. É um trabalho digno ", acrescentou o ministro, lembrando que no Rio Grande do Sul os catadores atualmente participam de dez empreendimentos, em 99 ações apoiadas diretamente pelo MTPS em todo o Estado, que já receberam R$ 8,9 milhões em investimentos.
Os recursos são utilizados para ações de capacitação e para aquisições de infraestrutura, como caminhões para transporte, esteiras para seleção e separação de materiais, galpões e equipamentos em geral.
Projeto Mulher Catadora é Mulher que Luta
O seminário é parte do projeto que pretende dar visibilidade a lideranças catadoras femininas e fortalecer suas organizações. Promovido pela Fundação Luterana de Diaconia, em parceria com o Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis e apoio da União Europeia, o evento reforça ações de qualificação de prestação de serviços na área da reciclagem com gestão democrática e relações de cooperação e solidariedade sustentadas na justiça de gênero.
O projeto "Mulher Catadora é Mulher que Luta" vai atender diretamente a 24 associações e cooperativas de catadoras e de catadores de materiais recicláveis no Rio Grande do Sul, organizadas nas redes Coleta Solidária, Catapampa e Catapoa, e 31 outros empreendimentos com ações pontuais. Após o seminário, os catadores e catadoras saíram em caminhada até a Câmara de Vereadores de Gravataí.
Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério do Trabalho e Previdência Social
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















