Economia e Emprego
Rondônia e Roraima vacinam rebanhos contra a febre aftosa
Sanidade animal
Os Estados de Rondônia e de Roraima estão vacinando seus rebanhos contra a febre aftosa. Em Rondônia, a primeira etapa da imunização começou na sexta-feira da semana passada, 15 de abril. Em Roraima, a campanha começou no dia 1º de abril e todo o rebanho deve ser vacinado até o fim do mês.
Segundo a Coordenação de Febre Aftosa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a previsão é que os dois Estados vacinem, juntos, cerca de 6,3 milhões de bovinos e bubalinos. A imunização é obrigatória para os animais com idade até 24 meses e se estenderá até 15 de maio.
A Coordenação-Geral de Programas Sanitários lembra os produtores de que eles são os responsáveis pela imunização do próprio rebanho. Depois de vacinar os animais, eles devem fazer uma declaração, com informações sobre a faixa etária dos animais imunizados e entregar o documento nas unidades locais de atenção veterinária do Estado.
Em março, a campanha contra a febre aftosa começou no Amazonas e no Pará. Juntos, os dois Estados têm 22,17 milhões de cabeças (1,28 milhão o Amazonas e 20,88 o Pará), o que representa pouco mais de 10% do rebanho brasileiro, de cerca de 214 milhões de animais.
Em maio, a vacinação será obrigatória na maioria dos Estados e no Distrito Federal
Confira aqui o calendário de vacinação.
Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério da Agricultura
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















