Economia e Emprego
Produção agropecuária dos assentamentos será mapeada
Reforma agrária
Parceria entre Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Incra e Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) vai ampliar o intercâmbio de informações sobre o meio rural, suas dinâmicas e articulações no território brasileiro. O objetivo é assegurar o mapeamento da produção agropecuária dos assentamentos da reforma agrária e territórios quilombolas com informações sobre as práticas agrícolas, ocupação, força de trabalho, uso de mão de obra, manejo e conservação do solo, exploração florestal, empreendimentos agroindustriais, agricultura orgânica, atividades aquícolas e disponibilidade de água, por exemplo.
A cooperação será estabelecida por meio de acordo, que prevê o compartilhamento de dados para subsidiar a elaboração e a publicação do Atlas do Espaço Rural Brasileiro - documento que reúne questões como níveis de escolaridade, acesso a bens, saneamento e políticas públicas nos estabelecimentos agropecuários.
O termo de acordo foi firmado pela presidente do Incra, Maria Lúcia de Oliveira Falcón, nesta quinta-feira (6), em Brasília (DF). O documento já foi subscrito pela presidente do IBGE, Wasmália Socorro Barata Bivar, e aguarda assinatura do ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias, para publicação e início das atividades previstas no plano de trabalho.
Intercâmbio
Para assegurar o levantamento da produção e organização dos agricultores assentados e quilombolas, o IBGE terá acesso aos sistemas de informações do Incra sobre os assentamentos e as comunidades remanescentes de quilombos, à base cartográfica da autarquia, assim como às informações relativas à regularização fundiária e aos imóveis rurais certificados.
Os dados vão subsidiar o mapeamento das áreas de reforma agrária para inserção de informações no Atlas do Espaço Rural Brasileiro. Segundo a presidente do Incra, Maria Lúcia de Oliveira Falcón, a iniciativa vai identificar os processos de avanço econômico e social dos assentados, assim como o fluxo de relações entre o campo e a cidade. Fornecerá ainda subsídios para a atuação da autarquia nos assentamentos com o objetivo de fortalecer o desenvolvimento dessas áreas.
A cooperação assegura também o apoio do IBGE no planejamento estratégico do Incra e a realização de pesquisa sobre os fluxos agropecuários no país. Os trabalhos de campo serão realizados durante o censo da agricultura familiar que será executado pelo instituto de geografia e estatística.
Fonte: Portal Brasil, com informações do Incra
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















