Economia e Emprego
Índice Nacional de Preços ao Consumidor varia 0,61% em abril
Inflação
A inflação recuou em abril em comparação a igual mês do ano passado, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira (6). A queda está convergente com a expectativa do governo e de agentes do mercado de uma variação de preços menor este ano.
Conforme o IBGE, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (IPCA), indicador oficial da inflação, encerrou abril em 0,61%, abaixo da marca de 0,71% registrada em abril do ano passado.
O item energia foi o carro-chefe da desaceleração mostrando redução de 3,11%. Os preços do etanol e cigarros também recuaram.
A retração não foi maior porque houve aumento nos preços dos medicamentos de 6,26%, contrabalançando os itens que ficaram menos caros. Taxa de esgoto e as contas de telefonia celular também mostraram alta.
Ao apresentar os dados, o IBGE informou que o IPCA de abril ficou acima da variação de 0,43% registrada em março.
No acumulado dos quatro primeiros meses, a inflação mostra queda em relação a 2015. De janeiro a abril deste ano, a variação de preços ficou em 3,25%, abaixo dos 4,56% no primeiro quadrimestre do ano passado.
Os dados acumulados têm confirmado a visão do Banco Central, que conta com uma desinflação importante na economia brasileira. Para este ano, o BC projeta inflação de 6,6%. Se confirmado, ficará bem abaixo da alta dos preços de 10,71% em 2015.
Clique aqui para acessar a publicação completa.
Fonte: Portal Brasil, com informações do IBGE
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















