Governo
Itamaraty e Desenvolvimento são diferentes e devem seguir separados, diz ministro
Governo
O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Armando Monteiro Neto, avaliou, nesta segunda-feira (2), como negativa a possibilidade de unificação da pasta que está sob seu comando com o Ministério das Relações Exteriores.
“A dimensão da chancelaria das Relações Exteriores se situa no plano político. É fundamental preservar as relações políticas entre os países e, evidentemente, nas negociações multilaterais, a diplomacia cumpre papel insubstituível”, disse o ministro a jornalistas.
“No entanto, no comércio exterior, a ação é comercial, é algo que se situa em outro plano e que, às vezes, pode causar tensões de natureza política. Portanto, não se deve confundir essas duas dimensões”, acrescentou.
Segundo o ministro, uma eventual fusão entre MDIC e Itamaraty não irá progredir. “Se isso acontecer, se o Brasil tiver um novo governo, tenho certeza que logo, logo essas equipes se darão conta de que não se deve misturar essas duas coisas.”
Impeachment
Questionado sobre se pode deixar o cargo para retomar o seu mandato no Senado e participar da votação no processo de impeachment, Monteiro Neto disse que essa é uma decisão que cabe à presidenta Dilma Rousseff.
“Se ela me liberar, terei disposição em votar no Senado no dia 11. Sinto-me com muita disposição em fazê-lo sobretudo para afirmar essa posição de solidariedade ao governo e ao mandato da presidenta Dilma.”
O ministro falou ainda que o MDIC deverá anunciar nos próximos dias, possivelmente na sexta-feira, medidas de apoio ao setor industrial. Ele informou que essas medidas não irão abranger ações na área de crédito.
Fonte: Portal Brasil, com informações do MDIC
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















