Economia e Emprego
Programa de educação da reforma agrária alcançou quase mil produtores em SE
Incra
Aos 60 anos, o pedagogo Gilberto Aristides dos Santos visita a Superintendência Regional do Incra em Sergipe para uma ocasião especial. Isso porque Gilberto foi um das dezenas de egressos do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera) que compareceram à sede regional do Incra/SE, nesta quinta-feira (5), para dividir suas histórias, comemorar os 18 anos de conquistas e debater o futuro do Programa.
Lançado pelo governo federal há 18 anos, o Pronera já beneficiou diretamente em Sergipe a 909 agricultores assentados e/ou seus filhos, oferecendo cursos de alfabetização, magistério e nos Ensinos Fundamental, técnico e superior.
Em um auditório lotado, Gilberto compartilhou sua história com professores, líderes de movimentos sociais, deputados, representantes dos governos estadual e federal e, especialmente, com dezenas de jovens com trajetórias, de certo modo, semelhantes à sua. “Fui alfabetizado com quase 40 anos, depois fiz magistério pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Pedagogia da Terra, pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) e pós-graduação em Economia Política pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). O Pronera mudou tudo na minha vida”, contou.
Atualmente trabalhando em assentamentos da região de Cristinápolis, no interior sergipano, Gilberto defendeu no evento a educação como transformadora de pessoas. “Temos de seguir na luta, para que os mais jovens também tenham essa oportunidade e possam transformar suas vidas como aconteceu comigo”, analisou.
Em um evento que lotou o auditório do Incra, na capital Aracaju, estudantes, ex-alunos, representantes de instituições parceiras do Pronera e o secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Rural de Sergipe, Esmeraldo Leal, acompanharam uma programação com palestras e debates sobre os avanços e desafios do programa.
“Eventos como esse nos dão não apenas uma oportunidade de valorizar as conquistas já alcançadas, mas também de discutir e nos prepararmos para os enfrentamentos que virão. O Pronera é um instrumento de transformação social, e nós precisamos trabalhar para que ele continue mudando vidas e reduzindo desigualdades”, analisou Wesley Menezes, superintendente substituto do Incra em Sergipe.
Cursos
Para a formação superior, o programa já ofereceu, em parceria com a UFS, cursos de Pedagogia da Terra e Engenharia Agronômica, que, somados, asseguraram a graduação de 97 jovens, além do curso de Residência Agrária – uma especialização para profissionais já formados e que atuam nos assentamentos sergipanos.
Atualmente, o programa desenvolve, por meio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe (IFS), um curso tecnólogo em Agroecologia, com 50 alunos matriculados.
O Pronera também possui um novo curso já aprovado para Sergipe. Destinado à formação de técnicos em saúde bucal, o curso, que deverá entrar em funcionamento nos próximos meses, será desenvolvido por meio de uma parceria com o governo de Sergipe.
Fonte: Portal Brasil, com informações do Incra
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















