Economia e Emprego
Resultado primário estrutural aperfeiçoará leitura das contas do governo
Ministério da Fazenda
O Ministério da Fazenda passará a divulgar o resultado primário estrutural, uma nova modalidade em relação ao resultado convencional primário. Essa nova modalidade levará em conta os efeitos dos ciclos econômico sobre as contas do governo.
O objetivo, segundo o secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Manoel Pires, é ajustar as contas fiscais levando em consideração a expansão ou a contração da política econômica.
“[O resultado estrutural] busca suavizar ou levar em consideração os efeitos do ciclo econômico sobre os resultados fiscais. Assim, tenho a estimativa do quanto a minha política econômica está sendo contracionista ou expansionista e uma clareza maior sobre minha situação fiscal a longo prazo”, justificou.
De acordo com a Fazenda, o déficit do setor público em 2015, que foi de 1,88% do PIB, passa a ser déficit de 0,9% do PIB quando calculado o resultado primário estrutural.
O resultado primário do governo corresponde resultado da arrecadação do governo menos os gastos, exceto juros da dívida. É a economia para reduzir o endividamento.
O dado do resultado primário estrutural será divulgado até 45 dias após a divulgação do Produto Interno Bruto (PIB, soma dos bens e serviços produzidos em um país) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Fonte: Portal Brasil, com informações da Agência Brasil
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















