Economia e Emprego

Brexit

Brasil tem segurança para enfrentar instabilidades externas, afirma Fazenda

Ministério avalia que o País está preparado. Comunicado foi emitido depois de britânicos decidirem deixar a União Europeia
publicado: 24/06/2016 15h17, última modificação: 23/12/2017 11h09
Ministério da Fazenda comenta plebiscito do Reino Unido

Parlamento europeu se reúne para debater saída do Reino Unido - Foto: European Union 2016 – European Parliament

O Ministério da Fazenda afirmou, nesta sexta-feira (24), que o Brasil está preparado para atravessar com segurança períodos de instabilidade externa. A avaliação foi feita depois da decisão do Reino Unido de deixar a União Europeia.

Em comunicado, a Pasta avalia que a situação do Brasil é de solidez e segurança porque os fundamentos são robustos. Esses fundamentos são mecanismos e proteções que o País têm para fazer frente a possíveis crises externas.

O texto ainda relata que o País tem expressivo volume de reservas internacionais e que o ingresso de investimento direto estrangeiro, recursos que são direcionados para o desenvolvimento produtivo, tem sido suficiente para financiar as transações correntes.

Segundo a Pasta, as condições de financiamento da dívida pública brasileira permanecem sólidas neste momento de volatilidade nos mercados financeiros. Explica ainda que essa volatilidade é causada por eventos externos.

Medidas

“O Tesouro Nacional conta com amplo colchão de liquidez. A dívida pública federal é composta majoritariamente de títulos denominados em reais”, relatou. “Além disso, o governo anunciou medidas fiscais estruturantes de longo prazo”, argumentou o ministério.

Essas medidas estruturantes, depois de aprovadas e implementadas totalmente, reforçarão as condições econômicas do País, que voltará a crescer e gerar emprego e renda. Com elas deixando o Brasil mais forte, a economia fica ainda menos exposta a riscos externos.

“A recente melhora nos indicadores de confiança e na percepção de risco do País reflete essas ações”, diz a nota. “Nesse contexto, o Brasil está preparado para atravessar com segurança períodos de instabilidade externa”, garantiu.

O que é Brexit?

Em plebiscito, os britânicos decidiram sair da União Europeia. Em uma votação acirrada, 51,9% votaram pela saída contra 48,1%. O processo de saída, no entanto, não ocorre de imediato e deve durar pelo menos dois anos.

Esse processo tem sido chamado de Brexit, que nada mais é do que a saída do Reino Unido do bloco europeu. A palavra é derivada da união de outras da língua inglesa: British (de britânico ou uma referência a Reino Unido) e exit (saída).

Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério da Fazenda

error while rendering plone.belowcontentbody.relateditems