Economia e Emprego
Goldfajn destaca relevância de colocar contas públicas em ordem
Estabilidade
O economista Ilan Goldfajn, indicado ao cargo de presidente do Banco Central, afirmou durante sabatina no Senado que o sucesso da economia brasileira não depende apenas do controle da inflação.
Após ter o nome aprovado na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado Federal (CAE), por 19 votos a favor e 8 contra, a indicação segue ainda hoje para análise do Plenário e será confirmado se obtiver o voto da maioria simples dos senadores. Antes disso, o indicado terá um encontro com o presidente do Senado, Renan Calheiros.
“Um dos pontos relevantes é colocar as contas públicas em ordem, e isso está sendo levado em consideração com as novas medidas [anunciadas pelo governo interino]”, explicou aos parlamentares.
Segundo ele, colocar as contas públicas em ordem e controlar a inflação significa não apenas a redução da incerteza, mas também o aumento da confiança, o que pode fazer o Brasil voltar a crescer.
Ilan ainda defendeu que o Brasil volte a trabalhar com o tripé econômico formado por regime de meta de inflação, regime de meta fiscal e câmbio flutuante.
Confiança
“O fundamental neste momento é conseguir retomar a confiança. Adotar reformas não necessariamente afetando o curtíssimo prazo, mas que deem perspectiva melhor”, observou. Segundo ele, se houver perspectiva melhor sobre o futuro, a confiança melhora no presente e isso permite a retomada do investimento.
Ele garantiu ainda que é factível a volta do crescimento, mas ponderou que ele terá de vir com a aprovação das reformas, medidas propostas pelo governo e que deverão ser votados no Congresso.
Medidas
Para organizar as contas públicas e recolocar a economia nos trilhos, o governo interino fez uma série de propostas e adotou medidas que irão permitir devolver estabilidade ao País.
Entre as ações propostas, está um limite constitucional para os gastos públicos, a Desvinculação das Receitas da União (DRU), limitação para novos subsídios, entre outras medidas, algumas já anunciadas e outras que ainda estão em fase de preparação.
Fonte: Portal Brasil
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil


















