Você está aqui: Página Inicial > Economia e Emprego > 2017 > 02 > BC reduz Selic ao menor patamar desde janeiro de 2015

Economia e Emprego

BC reduz Selic ao menor patamar desde janeiro de 2015

Recuperação da economia

Copom decidiu reduzir a taxa básica de juros para 12,25% ao ano, em decisão unânime
por Portal Brasil publicado: 22/02/2017 19h32 última modificação: 22/02/2017 19h37

O Banco Central (BC) decidiu nesta quarta-feira (22), por reduzir a taxa básica de juros da economia em 0,75 ponto percentual. Em decisão unânime, os diretores do Comitê de Política Monetária (Copom) decidiram reduzir a taxa Selic de 13% para 12,25% ao ano, o menor patamar desde janeiro de 2015. Essa taxa é usada como referência por bancos ao conceder empréstimos a empresas e pessoas físicas, e é considerada como um parâmetro para definir o custo do capital no Brasil. 

Em comunicado divulgado após a decisão, a diretoria BC afirmou que a atividade econômica demonstra sinais mistos, ainda que compatíveis com a estabilização da economia no curto prazo. A autoridade monetária avaliou que os indicadores econômicos sugerem retomada gradual da economia ao longo deste ano.

O Copom explicou que enxerga que a convergência da inflação para a meta de 4,5% ao ano é compatível com o processo de "flexibilização monetária". Em outras palavras, significa dizer que o Banco Central espera que a inflação continue a cair mesmo com a redução dos juros básicos.

A autoridade monetária ainda ressaltou que a continuidade da queda dos juros dependerá da evolução da atividade econômica. Ou seja: caso a atividade econômica continue fraca, novos cortes na Selic poderão vir a ser feitos nos próximos meses, sempre, porém, respeitando o objetivo máximo do Banco Central que é perseguir uma inflação dentro da meta de 4,5%.

Importância da Selic

A definição da taxa Selic é importante para a economia por ser uma referência para investimentos. Os juros são considerados a menor taxa de retorno para o custo do dinheiro. Ou seja, quando um empresário decide tirar um projeto do papel, ele avalia se o lucro do projeto é maior ou menor que essa taxa básica. Se a Selic for menor do que a taxa esperada de lucro do investimento, o mais provável é que esse empresário mantenha esses recursos investidos em alguma aplicação financeira, com risco menor. 

Empréstimos e financiamentos

A taxa básica de juros também tem influência direta sobre o quanto um consumidor paga por empréstimos e financiamentos. Quando o BC altera o valor dessa, também muda o custo dos bancos para captar recursos, dinheiro que será emprestado posteriormente aos clientes.

Se o custo do banco sobe, o empréstimo para o consumidor também pode subir. Se a taxa baixa, esse custo pode baixar. Os juros básicos ainda têm uma importância grande, porque ajudam a controlar a inflação.

O que é meta de inflação

No Brasil, para os preços não saírem de controle, foi criado um sistema de metas de inflação. Ele funciona assim: o Conselho Monetário Nacional (CMN), órgão formado por ministros de Estado, define um objetivo a ser perseguido pelo Banco Central. Em 2017, a meta é uma inflação em 4,5%.

Essa meta, no entanto, permite uma margem para abrigar possíveis crises e choques de preço, ou seja, em situações excepcionais, o IPCA pode chegar a, no máximo, 6% e a no mínimo 3%.

Fonte: Portal Brasil, com informações do Banco Central

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons CC BY ND 3.0 Brasil CC BY ND 3.0 Brasil

registrado em: , ,
Assunto(s): Economia e Finanças

banner_servico.jpg

Últimos vídeos

Contratações com jornadas imprevisíveis são formalizadas
A modernização trabalhista trouxe benefícios para diferentes tipos de contratação como o trabalho intermitente, comum no mercado de eventos
A modernização trabalhista trouxe benefícios para diferentes tipos de contratação como o trabalho intermitente, comum no mercado de eventos
Contratações com jornadas imprevisíveis são formalizadas

Últimas imagens

Condições econômicas estão melhores, de acordo com especialistas
Condições econômicas estão melhores, de acordo com especialistas
Marcos Santos/USP Imagens
Balança comercial vem registrando recordes consecutivos neste ano
Balança comercial vem registrando recordes consecutivos neste ano
Arquivo EBC
Para secretário, reforma da Previdência não pode ser adiada
Para secretário, reforma da Previdência não pode ser adiada
Marcelo Camargo/Agência Brasil

Governo digital