Economia e Emprego

Prevenção

Vítimas de acidentes de trabalho são lembradas nesta sexta (28)

Ministério do Trabalho lançou iniciativas para prevenir ocorrências
publicado: 28/04/2017 16h25, última modificação: 23/12/2017 11h16
Vítimas de acidentes de trabalho são lembradas nesta sexta (28)

Gastos e despesas com acidentes e doenças relacionadas ao trabalho atingem 4% do Produto Interno Bruto (PIB) - Foto: Arquivo/Agência Brasil

O dia 28 de abril é um marco mundial que lembra as vítimas de acidentes de trabalho. Para preservar a saúde dos trabalhadores, o Ministério do Trabalho lançou uma série de iniciativas para prevenir essas ocorrências.

Uma das medidas foi a criação do Prêmio 28 de Abril, que estimula profissionais no desenvolvimento de boas práticas que contribuam para a redução de acidentes e doenças do trabalho. As inscrições iniciam em 2 de maio, com a premiação prevista para o encerramento da Canpat 2018. Também serão lançadas publicações sobre adoecimento no trabalho e direitos dos trabalhadores acidentados.

A Organização Internacional do Trabalho (OIT) estima que os gastos e despesas com acidentes e doenças relacionadas ao trabalho atinjam 4% do Produto Interno Bruto (PIB). Nos últimos cinco anos, o País registrou uma média anual de 710 mil acidentes do trabalho, 15 mil incapacitações permanentes e 2.810 mortes no trabalho.

Segundo o ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, “é preciso criar instrumentos que estimulem e reconheçam a adoção de boas práticas em segurança e saúde no trabalho, propiciando uma cultura de prevenção e ambientes seguros e sadios para os trabalhadores”.

Dia Mundial

As celebrações de 28 de abril tiveram início em 1969, quando uma mina explodiu no estado norte-americano da Virgínia e matou 78 mineiros. Em razão desse fato, a OIT instituiu em 2003 a data como Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes de Trabalho. No Brasil, a data foi reconhecida em 2005, pela lei nº 11.121. Em 28 de abril de 1996, a Confederação Internacional de Organizações Sindicais Livres (CIOSL) criou o memorial Vela & Incenso na Organização das Nações Unidas como forma de registrar a data.

O objetivo era celebrar o primeiro Dia Internacional em Memória às Vítimas de Acidentes de Trabalho e ressaltar o compromisso dos trabalhadores contra as formas de produção insustentáveis. Desde então, indivíduos e organizações em todo o mundo realizam a cerimônia do 28 de Abril para homenagear os trabalhadores mortos, acidentados e portadores de doenças ocupacionais.

A OIT celebra o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho a fim de promover a prevenção de acidentes e doenças profissionais em âmbito mundial. O tema deste ano é “Junte-se na Construção de uma Cultura de Prevenção em Segurança e Saúde do Trabalho”.

Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério do Trabalho

error while rendering plone.belowcontentbody.relateditems