Economia e Emprego

Retomada da economia

Indústria intensifica ritmo e produção avança em 10 estados

Com mais confiança e cenário melhor para a economia, setor industrial começa a se preparar para aumento do consumo
publicado: 08/11/2017 14h27, última modificação: 22/12/2017 14h59

Indústria intensifica ritmo e produção avança em 10 estadosDiante da recuperação da economia e do aumento da confiança, o setor industrial intensificou o ritmo de produção. Mais fábricas ligaram os motores em setembro e, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), esse crescimento começa a se disseminar: de 15 estados pesquisados, 10 ampliaram a produção.

Na média do País, o desempenho de setembro foi positivo. As fábricas de todo o Brasil, juntas, produziram 2,6% mais que o registrado em igual mês do ano passado, e esse foi o melhor resultado em quatro anos.

Os dados, que são do IBGE, foram divulgados nesta quarta-feira (8). Na prática, eles sugerem que quando a indústria aumenta sua produção, ela faz uma aposta no futuro. Uma empresa só fabrica mais itens se ela acreditar que consegue vender todo esse material produzido, se ela acreditar que a economia vai melhorar.

Indústria carioca e paraense

Produção industrial por estadoSegundo o IBGE, Pará (13,2%) e Rio de Janeiro (11,3%) registraram os crescimentos mais expressivos frente a setembro do ano passado. O bom desempenho paraense foi influenciado pela indústria extrativa, principalmente de minério de ferro.

Já no Rio de Janeiro, os resultados foram determinados pelo aumento da produção de óleo diesel, óleos combustíveis, gasolina automotiva, querosenes de aviação, óleos lubrificantes básicos e naftas para petroquímica. A indústria de automóveis e caminhões também impulsionou os números cariocas.

Fonte: Governo do Brasil, com informações do IBGE