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Economia e Emprego

Defesa do consumidor garante direitos de mais de 20 milhões de brasileiros

Relações de Consumo

Sistema de defesa e ferramentas digitais atingiram índice de solução de demandas de 81%
publicado: 05/01/2018 21h37 última modificação: 08/01/2018 11h04

As ferramentas digitais do Ministério da Justiça e Segurança Pública garantiram atendimento, sem burocracia, para mais de 20 milhões de consumidores que enfrentaram problemas ou dificuldades na compra de algum produto ou serviço.

Divulgado pela pasta nesta sexta-feira (5), o balanço leva em conta o desempenho do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec) e da plataforma eletrônica consumidor.gov.br desde sua criação.

Essas ferramentas têm se mostrado úteis para o consumidor. O prazo médio para a solução de demandas é de pouco mais de seis dias. Diante dessa velocidade, o índice de solução chegou a 81% desde que essas plataformas entraram em operação – isso quer dizer que oito em cada dez demandas são solucionadas.

O Ministério da Justiça explica que o Sindec é formado por 486 Procons espalhados por todas as unidades da Federação. Apenas os postos de atendimento chegaram a 733 no ano passado. Essas ferramentas e todo esse sistema ainda permitiram criar um banco de dados com informações, queixas e comportamento de fornecedores, dados que são importantes na formulação de políticas públicas.

Fonte: Governo do Brasil, com informações do Ministério da Justiça e Segurança Pública

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