Você está aqui: Página Inicial > Economia e Emprego > 2018 > 01 > Implantação do eSocial para empresas começa na segunda (8)

Economia e Emprego

Implantação do eSocial para empresas começa na segunda (8)

Desburocratização

Adesão de 13,7 mil empresas com faturamento acima de R$ 78 milhões aumenta eficiência de procedimentos contábeis
publicado: 03/01/2018 12h29 última modificação: 03/01/2018 12h29
Arquivo/Agência Brasil Medida torna mais transparente a transmissão de informações trabalhistas

Medida torna mais transparente a transmissão de informações trabalhistas

Para agilizar os procedimentos com contabilidade, as empresas que faturam mais de R$ 78 milhões serão as primeiras a aderir ao programa eSocial. O processo de sincronização começa na próxima segunda-feira (8).

A Receita Federal vai implantar o sistema em cinco etapas ao longo deste ano em todas as empresas do País. O eSocial concentra informações fiscais, previdenciárias e trabalhistas dos funcionários de empresas privadas.

A previsão é que 13,7 mil empresas que empregam 15 milhões de pessoas já sejam beneficiadas nesta primeira etapa. Com a informatização, a transmissão de dados acerca dos funcionários ocorre no meio digital, o que eleva a eficiência do processo.

A medida também favorece a transparência das informações registradas pelos empregadores, já que ficam acessíveis para a fiscalização do Governo do Brasil.

A implanatação do eSocial nessas empresas vai ocorrer em cinco fases, que serão concluídas em janeiro do ano que vem. Primeiro, devem ser inseridos no sistema dados sobre vínculos trabalhistas; depois, folhas de pagamento; e, por fim, dados de segurança e saúde dos trabalhadores.

Fonte: Governo do Brasil, com informações da Agência Brasil e eSocial

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons CC BY ND 3.0 Brasil CC BY ND 3.0 Brasil

Assunto(s): Economia, Trabalho