Você está aqui: Página Inicial > Economia e Emprego > 2018 > 01 > Saiba aqui tudo o que você sempre quis saber sobre o eSocial

Economia e Emprego

Saiba aqui tudo o que você sempre quis saber sobre o eSocial

Vida mais simples

Preencher várias planilhas com as informações trabalhistas dos empregados ficou mais fácil com o eSocial. O sistema informatizado da Receita Federal agiliza a prestação de contas trabalhistas e fiscais
publicado: 09/01/2018 17h54 última modificação: 10/01/2018 22h04

Bem-vido ao mundo digital: o eSocial é menos papel e mais facilidade

Pixabay
esocial

O eSocial é a digitalização da folha de pagamento das empresas. As informações acerca da admissão, demissão, medicina do trabalho, cargo e tributos devidos aos trabalhadores ficam concentrados nesse sistema.

Agora, recolher tributos ficou mais simples

O programa facilita o pagamento de encargos trabalhistas, previdenciários e do FGTS. Isso porque os empregadores não precisam mais preencher vários formulários: todos os dados são registrados em uma única plataforma.

O eSocial também é mais eficiência e menor gasto de tempo no registro de informações

Como o setor de contabilidade não precisa mais registrar informações repetidas de 15 obrigações fiscais de quatro órgãos públicos diferentes, o tempo gasto com preenchimento pelas empresas deve cair de 400 para 80 horas por mês.

A plataforma melhora as relações de trabalho e facilita a fiscalização

Com todos os dados informatizados e concentrados, os auditores podem fiscalizar as informações prestadas e identificar possíveis inconsistências.

O eSocial vai simplificar a vida para quem é (MEI), micro e pequena empresa e para os órgãos públicos

Marcelo Camargo/Agência Brasil
esocial2

O sistema já era utilizado para registro das obrigações trabalhistas de empregadores domésticos. Contudo, desde o início deste ano, começou a ser implantado também em empresas privadas com faturamento anual a partir de R$ 78 milhões. Até 2019, o software deve ser usado também por Microempreendedores Individuais (MEI) e micro e pequenas empresa e também por órgãos públicos.

Fonte: Governo do Brasil, com informações do eSocial

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons CC BY ND 3.0 Brasil CC BY ND 3.0 Brasil

registrado em: , ,
Assunto(s): Economia, Imposto