Você está aqui: Página Inicial > Economia e Emprego > 2018 > 02 > Após dois anos, comércio varejista volta a crescer no Brasil

Economia e Emprego

Após dois anos, comércio varejista volta a crescer no Brasil

IBGE

Recuperação foi possível devido à retomada da economia e medidas como a liberação das contas inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS)
publicado: 09/02/2018 11h20 última modificação: 14/02/2018 10h53
Comércio volta a crescer
Após dois anos de forte recuo em função da recessão, o comércio varejista voltou a crescer no Brasil. Em 2017, a alta foi de 2% na comparação com o ano anterior, que por sua vez havia registrado uma queda expressiva de 6,2%. Os dados foram divulgados, nesta sexta-feira (9), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Essa recuperação foi possível devido à retomada da economia. A taxa de juros no Brasil alcançou uma mínima histórica e a inflação está abaixo dos 3%. Esses fatores, aliados à medidas como a liberação das contas inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), colocaram mais dinheiro em circulação, incentivando o consumo dos brasileiros.

“Com uma dinâmica de vendas associada à maior disponibilidade de crédito, o setor se recuperou”, explicou a economista do IBGE, Isabella Nunes. “2017 rompe um período de dois anos de queda nas vendas nacionais”, complementou.

Fonte: Governo do Brasil, com informações do IBGE

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons CC BY ND 3.0 Brasil CC BY ND 3.0 Brasil

Assunto(s): Economia