Conab promove programa de Política de Garantia de Preços Mínimos para extrativistas no Amazonas

publicado 26/06/2018 14h00, última modificação 26/06/2018 14h10

Até o dia 27 de junho, extrativistas de piaçava no Amazonas contarão com o apoio de Técnicos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) para se inteirar a respeito da Política de Garantia de Preços Mínimos para Produtos da Sociobiodiversidade (PGPM-Bio). A companhia explicará como se aplicam as regras de acesso à política, bem como as responsabilidades e obrigações dos participantes.

A PGPM-Bio é um incentivo do Governo do Brasil para pelo menos 18 produtos. Extrativistas individuais ou organizados em associações cooperativas recebem um bônus na venda do produto coletado nas florestas, desde que a venda tenha sido realizada por um preço inferior ao mínimo fixado anteriormente pelo governo.

A inciativa é operacionalizada pela companhia com apoio do Ministério da Meio Ambiente (MMA) e da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead), da Casa Civil. A política visa o fortalecimento e o desenvolvimento socioeconômico dos povos e comunidades tradicionais, além de incentivar a permanência do homem na floresta e garantir renda.

 

registrado em: , ,