Cultura

Editais culturais

Mostra Tiradentes e Cineop têm inscrições abertas para 2014

Inscrições são gratuitas e unificadas para as duas mostras, que acontecem em Minas Gerais
publicado: 22/10/2013 16h06, última modificação: 22/12/2017 13h20

Estão abertas as inscrições para dois dos três festivais do programa Cinema Sem Fronteiras: a 17ª Mostra Tiradentes, que acontece entre 24 de janeiro e 1º de fevereiro, na cidade histórica mineira, e a 9ª Cineop - Mostra de Cinema de Ouro Preto, prevista para o período entre 28 de maio e 2 de junho de 2014. O processo de inscrição, como nos anos anteriores, é gratuito e unificado para os dois eventos.

As inscrições podem ser realizadas pelo site até o dia 28 de outubro. Ao preencher a ficha, o interessado deve indicar em quais mostras deseja inscrever sua obra. O filme pode ser enviado por via postal, segundo as especificações de formato dispostas no regulamento, ou pela internet, com o envio da ficha de inscrição digitalizada e de link para acesso ao filme (com ou sem senha). Em ambos os casos, será necessário também o envio de uma foto de divulgação da obra.

A Mostra de Cinema de Tiradentes recebe longas (acima de 60 minutos) e curtas-metragens (até 25 minutos de duração) brasileiros concluídos a partir de 2013. A mostra será dividida entre a Mostra Aurora, composta por até sete longas inéditos de realizadores estreantes ou em seu segundo ou terceiro longa; a mostra de Curtas-metragens; a Mostra Foco, competitiva, que será exibida em sessões noturnas; Mostra Panorama, cuja seleção será avaliada apenas pelo júri popular; Mostra Formação, dedicada à exibição de curtas realizados em oficinas, projetos de formação não-universitária, associações e ONGs; e a Mostrinha de Cinema, dedicada ao público infanto-juvenil.

Já a Cineop, idealizada para contribuir com o desenvolvimento da preservação e memória da cinematografia brasileira, aceita também filmes de média-metragem e filmes históricos. A programação, assim como a da Mostra Tiradentes, é gratuita para o público, e oferece não apenas exibições de filmes, mas também homenagens, oficinas, atrações artísticas e o Encontro Nacional de Arquivos e Acervos Audiovisuais Brasileiros.

O programa Cinema Sem Fronteiras reúne, além da Mostra Tiradentes e da Cineop, a Mostra CineBH. 

 

Fonte:

Agência Nacional do Cinema

error while rendering plone.belowcontentbody.relateditems