Cultura

Suíca

Festival de Cinema de Locarno abre inscrições para sua 68ª edição

Festival aceita produções de curta ou longa-metragem até 1º de junho. Selecionados podem solicitar apoio à Agência Nacional do Cinema
publicado: 16/03/2015 15h41, última modificação: 22/12/2017 12h56

Estão abertas as inscrições para a 68º edição do Festival de Cinema de Locarno, na Suíça. O evento será realizado entre os dias 5 e 15 de agosto, e recebe inscrições até 1º de junho.

O festival aceita produções de curta ou longa-metragem, de ficção, animação ou documentário, que tenham sido concluídos a partir de agosto de 2014 e sejam inéditos fora de seus países de origem.

Para se inscrever

Os filmes devem ser inscritos no site do festival, com o preenchimento da ficha de inscrição e o pagamento da taxa de 100 francos suíços para filmes com mais de 40 minutos de duração e 30 francos suíços para filmes com menos de 40 minutos.

O envio das obras pode ser feito pela internet, por meio de um link fornecido após o preenchimento da ficha, ou por via postal, com o envio de 3 DVDs ou 3 discos Blu-ray para a organização do festival. Caso o filme seja enviado por via postal, este deve chegar ao destino antes da data limite de inscrições. Os filmes devem ser legendados em inglês.

Seções e competições

A Competição Internacional, principal mostra do festival, aceita produções com duração superior a 60 minutos. Podem ser inscritas obras de ficção, documentário e animação.

O diretor e o produtor do melhor filme receberão o prêmio Leopardo de Ouro e 90 mil francos suíços. Também serão atribuídos prêmios de melhor ator e melhor atriz, além de possíveis menções especiais determinadas pelo júri.

Há diversas outras seções no festival, como a Cineastas do Presente, que se dedica a diretores em seus primeiros ou segundos longas-metragens, e a Leopardos do Amanhã, para curtas metragens de realizadores que ainda não tenham longas-metragens em seus currículos. Já a mostra Piazza Grande, de caráter não competitivo, se dedica a exibir filmes ao ar livre em uma tela gigante (26mx14m). Acesse o regulamento oficial do evento.

Semana da crítica

A Semaine de la Critique acontece no âmbito do festival, entre os dias 7 e 14 de agosto, e tem inscrições abertas até 31 de maio pela internet. O júri da competição outorgará um prêmio de 8 mil francos suíços para serem divididos entre o diretor e o produtor do melhor documentário.

Segundo o regulamento, para serem inscritos, os filmes devem ter sido concluídos após a primavera de 2014 e terem, ao menos, 61 minutos de duração. É necessário que as produções sejam legendadas em francês.

Apoio da Ancine

Filmes selecionados para a Competição Internacional, para a mostra Cineastas do Presente ou para a seção Leopardos do Amanhã podem solicitar apoio à Ancine pelo Programa de Apoio à Participação de Filmes Brasileiros em Festivais Internacionais e de Projetos de Obras Audiovisuais Brasileiras em Laboratórios e Workshops Internacionais. A ajuda oferece confecção de cópia legendada, envio de cópia e auxílio financeiro para a promoção do filme.

Para mais informações, acesse o site oficial do Festival de Cinema de Locarno.

Fonte:

Agência Nacional de Cinema

error while rendering plone.belowcontentbody.relateditems