Educação

Consulta pública

MEC premiará propostas de economia de água e energia

Prêmio Ideia já reuniu mais de 16 mil projetos. Objetivo é avaliar boas práticas de redução de gastos em universidades federais
publicado: 02/02/2015 10h44, última modificação: 22/12/2017 18h17

Promovido pela Subsecretaria de Planejamento e Orçamento (SPO) do Ministério da Educação (MEC), o Prêmio Ideia contabiliza em sua reta final mais de 16 mil projetos apresentados e 1,3 milhão de interações pela internet. 

O objetivo da ação é realizar uma  consulta pública para identificar e avaliar ideias e boas práticas de redução de gastos e incentivo à sustentabilidade em instituições federais de ensino.

A consulta recebe propostas de pessoas físicas pré-cadastradas na página do projeto na internet. Serão abordadas duas questões (categorias):

  • Como reduzir os gastos com consumo de energia elétrica nas instituições federais de ensino? Os debates serão encerrados em 3 de fevereiro de 2015;
  • Como reduzir os gastos com consumo de água nas instituições federais de ensino? Os debates serão encerrados em 5 de fevereiro de 2015.

Participantes

As 63 universidades federais e as 41 instituições da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica aderiram ao desafio. As propostas inscritas são avaliadas nos critérios sustentabilidade, custo de implementação e perspectiva de redução de consumo.

O Prêmio Ideia tem levado o debate sobre sustentabilidade nas instituições federais de educação. De acordo com o reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), José Arimatéia Dantas Lopes, a iniciativa permite o debate sobre o consumo de água e energia, que está entre os maiores custos das instituições.

“A partir do desafio, vários alunos, professores, técnicos e a comunidade participam na promoção das ideias de sustentabilidade”, disse. A UFPI já recebeu 5 milhões de pontos e lidera a disputa entre as universidades.

Premiação

O projeto premiará as quatro propostas mais bem classificadas em cada uma das categorias. Os prêmios para os participantes chegam a R$ 20 mil, e para as instituições de ensino, a R$ 8 milhões.

A partir do encerramento do prazo para participação, uma equipe técnica e interdisciplinar avaliará as ideias e selecionará as melhores para compor uma 'Coletânea de Boas Práticas', que será oferecida pelo MEC para todas as instituições federais de ensino, demais instituições públicas federais, estaduais e municipais e outros interessados.

Resultado

O resultado com os vencedores do projeto será divulgado no dia 3 de março de 2015. A premiação dos vencedores ocorrerá no dia 15 de abril de 2015 em um congresso que será promovido pelo MEC, por meio da Subsecretaria de Planejamento e Orçamento, que abordará temas relacionados à inovação no setor público com a apresentação de boas práticas e casos de sucesso no MEC e em outras instituições públicas federais, estaduais e municipais.

error while rendering plone.belowcontentbody.relateditems