Educação

Qualificação profissional

Plano Progredir recebe inscrições até esta sexta-feira (3)

Criado para promover a autonomia dos beneficiários do Bolsa Família, o Progredir vai oferecer 870 mil vagas em mais de 50 cursos online
publicado: 03/11/2017 12h11, última modificação: 22/12/2017 17h49

Candidatos a uma vaga nos cursos de qualificação profissional do Plano Progredir têm até esta sexta-feira (3) para se inscrever. O programa é direcionado a pessoas com mais de 15 anos inscritas no Cadastro Único.

Criado para promover a autonomia dos beneficiários do Bolsa Família, a primeira etapa do Progredir vai oferecer cerca de 870 mil vagas em mais de 50 cursos online do Pronatec Oferta Voluntária.

Em destaque com o maior número de vagas estão os cursos de de assistente administrativo, representante comercial, vendedor, recepcionista, agente comunitário de saúde e operador de caixa.

Para participar, é preciso se cadastrar no Portal Progredir, do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS). Após concluir o cadastro, o candidato pode iniciar a pré-matrícula no curso escolhido. A confirmação da inscrição será enviada para o e-mail cadastrado, pelo Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional de Tecnológica (Sistec).

Plano Progredir

Coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social, o programa foi criado para promover a autonomia das famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais, principalmente os beneficiários do Programa Bolsa Família, por meio de qualificação profissional, empreendedorismo e encaminhamento ao mercado de trabalho.

Além dos cursos do Pronatec Oferta Voluntária, o plano conta com assistência técnica para autônomos, inclusão digital e educação financeira.

O Progredir também vai disponibilizar até R$ 3 bilhões anuais em microcrédito, em parceria com instituições financeiras, para incentivar pequenos negócios.

Plano Progredir


Fonte: Governo do Brasil, com informações do Ministério do Desenvolvimento Social