Notícias

Educação Superior

Pré-selecionados no Fies que postergaram inscrição devem complementar dados

Mais de 12 mil candidatos que deixaram para utilizar o benefício no segundo semestre têm até sexta-feira (10) para regularizar situação
publicado: 06/08/2018 18h21, última modificação: 06/08/2018 18h21
Candidatos têm até domingo para complementar informações de inscrição do Fies

Fies já beneficia mais de 2,7 milhões de estudantes - Foto: Arquivo/Agência Brasil

Os candidatos que optaram por postergar a inscrição no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para o segundo semestre deste ano devem complementar as informações pessoais e bancárias até sexta-feira (10), na página do programaMais de 12 mil candidatos que foram pré-selecionados em etapas anteriores, mas preferiram firmar o contrato neste semestre, devem finalizar o processo.

Pré-requisitos

Para participar do Fies, os candidatos precisam ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e atingido a pontuação mínima de 450 pontos, além de não ter zerado a redação. Além disso, os cursos de graduação dos selecionados devem ter recebido nota igual ou superior a três no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

Contratação

O programa passou por uma reformulação e oferece três linhas de crédito diferentes conforme a renda familiar dos estudantes. Para candidatos cujas famílias recebem até três salários mínimos per capita, o financiamento pode ser contratado a juro zero. Nessa modalidade, é possível financiar no mínimo metade do curso.

Dentro do P-Fies, há duas modalidades destinadas aos candidatos de renda familiar per capita de até cinco salários mínimos. Uma delas é oferecida nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, e a fonte de financiamento são os Fundos Constitucionais. Na outra, para as demais regiões, os recursos são do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Balanço

Para a edição do programa deste semestre, foram oferecidas 155 mil vagas, 50 mil delas com juro zero. Hoje, mais de 2,7 milhões de estudantes são beneficiários do Fies.

Fonte: Governo do Brasil, com informações do Ministério da Educação, Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior e Agência Brasil