Esporte

Etapa da Copa do Mundo de Pentatlo Moderno de 2013 será no Brasil

publicado: 11/09/2012 19h17, última modificação: 23/12/2017 10h29
Pentatlo Moderno

A Copa do Mundo de Pentatlo Moderno 2013 será realizada entre os dias 20 e 24 de março no Centro Nacional de Pentatlo Moderno (CNPM), em Deodoro - Foto: Rio 2016

O Rio de Janeiro foi escolhido pela União Internacional de Pentatlo Moderno (UIPM) para sediar novamente uma etapa da Copa do Mundo da modalidade, que acontece em 2013

 

A cidade do Rio de Janeiro foi escolhida pela União Internacional de Pentatlo Moderno (UIPM) para sediar novamente uma etapa da Copa do Mundo da modalidade, que acontece no próximo ano. O anúncio foi feito pela entidade nesta terça-feira (11) e a capital fluminense foi incluída novamente no calendário da competição devido ao sucesso na realização da segunda qualificação da prova, que aconteceu em março deste ano.

No país, o esporte ainda é pouco conhecido, mas após a conquista da medalha de bronze pela brasileira Yane Marques nos Jogos Olímpicos de Londres 2012, o Brasil desponta no cenário internacional como um forte competidor. 

A Copa do Mundo de Pentatlo Moderno 2013 será realizada entre os dias 20 e 24 de março no Centro Nacional de Pentatlo Moderno (CNPM), em Deodoro.

Construído pelo governo federal para os Jogos Pan-Americanos Rio 2007, o complexo abrigou mais de 160 eventos esportivos de diversos tipos, entre mundiais, pan-americanos, sul-americanos, seletivas olímpicas e pan-americanas, disputas nacionais, estaduais e locais e inúmeras provas juvenis, além de treinamentos de atletas e seleções do Brasil e de outros países e, ainda, algumas das principais competições dos 5º Jogos Mundiais Militares de 2011. Além disso, a Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno  também mantém no local a edição carioca do projeto PentaJovem, que existe há mais de três anos com o objetivo de revelar novos atletas na modalidade.

Em 2013, a competição estreará um novo formato: além das disputas individuais feminina e masculina, o torneio também contará com o revezamento misto, no qual atletas de diferentes gêneros formam equipes para competir nas provas de esgrima, natação, hipismo e no evento combinado de tiro e corrida. A categoria já faz parte de várias outras competições da modalidade, como os mundiais sênior e júnior, e o objetivo é que também seja inserida nos Olimpíadas do Rio 2016.

Edição 2013 

A primeira etapa da Copa do Mundo de Pentatlo Moderno 2013 acontece em Palm Springs, nos Estados Unidos, de 21 a 24 de fevereiro. Após da edição carioca, a competição segue para Chengdu, na China, de 17 a 21 de abril. A quarta etapa acontecerá de 9 a 12 de maio, em Budapeste, na Hungria e a final do torneio será realizada em Moscou, na Rússia, nos dias 1º e 2 de junho.

Com a etapa de 2013, o Brasil já acumula quatro participações no circuito da Copa do Mundo de Pentatlo Moderno. Além da qualificação de 2012, a cidade já sediou a final da competição em 2009 e a segunda etapa de 2004, todas no Rio de Janeiro.

O Pentatlo

O Pentatlo original, com provas de corrida, salto em distância, lançamento de dardo, disco e lutas, era considerado o clímax dos Jogos Olímpicos. Seu vencedor, aclamado pelo público, era chamado de "Victor Ludorum" ou "O Vencedor dos Jogos".

Idealizador dos Jogos da Era Moderna, o Barão de Coubertin conseguiu reintroduzir o pentatlo voltando a ser realizado nos Jogos de Estocolmo, em 1912, onde o pentatlo moderno reuniu as seguintes provas: tiro com pistola, esgrima, natação, equitação e corrida, e permanece no programa dos Jogos até hoje. A gestão deste esporte foi de responsabilidade do Comitê Olímpico Internacional (COI) até 1948, quando foi criada a federação internacional do esporte (UIPM, em francês).

A competição é disputada no sistema de pontos na tabela, no qual os competidores, por meio de seus desempenhos, definem sua posição de saída no evento combinado (corrida e tiro). Quem terminar em primeiro lugar nesta prova combinada é o vencedor.

A primeira prova é a de Esgrima. Todos os participantes se enfrentam com espadas em assaltos de até um minuto, e é preciso um único toque para ser o vencedor. Se o combate durar mais tempo, ambos são considerados perdedores. O número de pontos varia de acordo com o percentual de vitórias -aqueles que ganham 70% somam 1000.

Na Natação, os competidores nadam uma distância de 200 metros estilo livre, e são colocados de acordo com o seu melhor tempo no ranking mundial de Pentatlo Moderno. Todos que completam o percurso dentro do tempo de 2min30s ganham 1000 pontos.

Já o Hipismo é disputado em um percurso de 350 a 400 metros, com 12 obstáculos na altura de 1,20m – sendo um deles duplo, e outro triplo. Cada atleta participa de um sorteio para saber com qual cavalo irá competir 30 minutos antes. Os competidores saem com 1.200 pontos e têm descontos de acordo com seu desempenho.

No evento combinado de Corrida e Tiro, o melhor colocado ao final das três primeiras provas larga em primeiro lugar, e os intervalos são baseados na diferença de pontuação (largada por handicap). A prova consiste em três passagens pelo estande de tiro, com o objetivo de acertar cinco tiros no alvo em até 70 segundos, e uma corrida de 1.000 metros (totalizando 3.000). O vencedor da competição será o atleta que primeiro ultrapassar a linha de chegada.

Leia mais:

Indústria do esporte contribuirá para o desenvolvimento do País 

Rio sediará duas edições do Prêmio Laureus 

Aberta chamada pública para ações em esporte de alto rendimento 

Esporte cria programa Bolsa Técnico para apoio aos atletas brasileiros 

Fonte:

Ministério do Esporte
Rio 2016