Infraestrutura

Brasil fecha primeiro trimestre com 38,5 milhões de acessos em banda larga

publicado: 19/04/2011 16h56, última modificação: 23/12/2017 00h21

No primeiro trimestre de 2011, o Brasil atingiu 38,5 milhões de pontos de internet em banda larga. A quantidade é 51,5% superior a alcançada no fim de março de 2010. O crescimento desse segmento colocou o País na oitava posição no mercado mundial de banda larga móvel e em nono lugar entre os países com maior número de acessos fixos. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (19) pela Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil).

Na banda larga fixa, os acessos alcançaram 14 milhões ao fim do trimestre, crescimento de 20,5% em relação a março de 2010. Já as conexões em banda larga móvel, que incluem as oferecidas por meio de modem de conexão à internet e terminais de terceira geração (3G), como smartphones, tiveram evolução de 77,7%, saltando de 13,7 milhões para 24,4 milhões no mesmo período.

De acordo com dados do final de 2010, o Brasil é o país latino-americano com maior crescimento na banda larga móvel. A cada minuto, 25 novos acessos em banda larga são conectados. Ainda segundo o estudo da Telebrasil, o País lidera o ranking de acessos a esse serviço na região, com 59%, seguido pela Argentina (10%), México (6%) e Colômbia (5%). O Brasil também conta com 36% do total da base de telefones celulares na América Latina.

O levantamento da associação mostra que os acessos em banda larga fixa com velocidades inferiores a 1Mbps estão em declínio. As conexões mais rápidas, acima de 2Mbps, já representam 20% dos acessos e é nesta faixa que se verifica o maior ritmo de crescimento. Outro dado aponta que oito em cada 10 conexões no Brasil estão em residências. Uma das consequências dessa expansão, de acordo com o estudo, é que 79% dos domicílios que têm computador já navegam na internet em alta velocidade.


Interiorização

O avanço da banda larga móvel tem permitido a oferta do serviço em pequenas localidades como a cidade de Curuá (PA), com 13,3 mil habitantes. Presente em 1.441 municípios brasileiros, a banda larga móvel chega a cidades ainda menores, como Jatobá (MA), que tem menos de 10 mil moradores, e Santa Carmem (MT), com pouco mais de quatro mil habitantes. As redes fixas com ofertas de banda larga ao público já estão em mais de 5 mil municípios em todo País.

 

Fonte:
Blog do Planalto