Infraestrutura

Porto Alegre terá aeromóvel que interligará estação de trem a aeroporto

publicado: 15/08/2011 10h28, última modificação: 23/12/2017 00h15

As obras do aeromóvel que interligará a Estação Aeroporto da Trensurb (trem urbano) ao terminal 1 do Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre (RS), terão início nesta segunda-feira (15). Logo após a cerimônia de início das obras, que está marcada para as 11h, o ministro das Cidades, Mário Negromonte, concederá entrevista coletiva para esclarecer as principais dúvidas sobre o projeto.

A implantação do aeromóvel, meio de transporte urbano automatizado em via elevada, é uma construção inédita no País. O trajeto da estação para o aeroporto será feito em apenas 90 segundos, facilitando o acesso dos usuários às dependências do aeroporto e incentivando a redução do uso de veículos automotores. A obra conta com a execução da via elevada de 998m e dois veículos: um de 150 e outro de 300 lugares. Os veículos terão ar-condicionado, acessibilidade universal, espaço para bagagens e portas automatizadas, oferecendo conforto e segurança aos passageiros.

Segundo o Ministério das Cidades, com um investimento de R$ 29,9 milhões, este será um projeto piloto que servirá de modelo para incentivar a mobilidade urbana em todo o País. A tecnologia do veículo é uma das opções prioritárias para resolver o problema de acesso aos aeroportos. A infraestrutura da obra também será importante para a Copa de 2014, por facilitar o acesso dos turistas ao centro de Porto Alegre. Os primeiros testes do aeromóvel estão previstos para o início de 2012.


Fonte:
Ministério das Cidades