Notícias

Energia

Implantação da Usina Termelétrica Porto do Açu III é autorizada

Usina contará com capacidade instalada suficiente para abastecer sete milhões de domicílios
publicado: 30/07/2018 17h34, última modificação: 30/07/2018 17h34
Implantação da Usina Termelétrica Porto do Açu III é autorizada pelo Ministério de Minas e Energia

Usina contará com 1.673 Megawatts de capacidade instalada (suficiente para abastecer sete milhões de domicílios) - Foto: Agência Brasil

O Ministério de Minas e Energia autorizou, nesta segunda-feira (30), a implantação da Usina Termelétrica GNA Porto do Açu III, no município de São João da Barra (RJ). O início da operação da unidade está previsto para 2023 e a outorga vale por 35 anos.

A usina contará com 1.673 Megawatts de capacidade instalada (suficiente para abastecer sete milhões de domicílios) por meio de quatro unidades geradoras a gás e uma linha de transmissão de 150 quilômetros de extensão, que conectará o empreendimento ao Sistema Interligado Nacional (SIN) na subestação Rio Novo do Sul (ES).

A iniciativa é resultado do leilão A-6 de 2017 para contratação de energia proveniente de empreendimentos de fontes hidrelétrica, termelétrica e eólica. Além da GNA Porto do Açu III, no leilão A-6 de 2017 foram outorgados 46 empreendimentos de geração de energia eólica, três pequenas centrais hidrelétricas (PCH) e seis usinas termelétricas (UTE). O início da operação de todas elas está previsto para janeiro de 2023.

Fonte: Governo do Brasil, com informações do Ministério de Minas e Energia.