Meio Ambiente

Biodiversidade

Livro Vermelho da Flora do Brasil ganha Prêmio Jabuti

Obra vencedora do Jabuti na categoria Ciências Naturais foi organizada pelos pesquisadores Gustavo Martinelli e Miguel Ávila Moraes
publicado: 24/10/2014 12h55, última modificação: 23/12/2017 10h26
Livro Vermelho da Flora do Brasil fatura Prêmio Jabuti

Bromélia: uma das espécies sob risco de extinção - Foto: Divulgação/ Paulo de Araújo/MMA

Plantas da família das bromélias estão criticamente em perigo, seguidas das orquídeas, girassóis e margaridas que, ao lado de outras 4.613 espécies da flora brasileira, estão ameaçadas de desaparecer. Essas informações são a base do Livro Vermelho da Flora do Brasil, que acaba de ganhar o Prêmio Jabuti 2014 na categoria “Ciências Naturais”, com cerimônia de entrega marcada para 18 de novembro, em São Paulo.

A publicação foi organizada pelos pesquisadores Gustavo Martinelli e Miguel Ávila Moraes, que coordenaram uma rede de mais de 200 especialistas, durante dois anos de trabalho contínuo até a finalização da obra.

Publicado em dezembro de 2013, o livro de 1.102 páginas venceu o desafio de retratar a parte ameaçada da biodiversidade da flora nativa em risco de extinção, exibindo um miolo com qualidade de textos e fotos exuberantes.

Para o coordenador geral do Centro Nacional de Conservação da Flora (CNCFlora), Gustavo Martinelli, o reconhecimento do Livro Vermelho da Flora do Brasil atesta sua importância para a conservação da flora brasileira. Ele acredita que a publicação fornecerá informações científicas capazes de nortear as prioridades para a conservação de plantas.

Prêmio Jabuti

Há 56 anos, a premiação é conferida pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), que seleciona os três melhores representantes de 27 categorias. A flora brasileira está calculada em 43.738 espécies e o Livro Vermelho reúne avaliações científicas sobre o risco de extinção de espécies da flora brasileira e representa uma contribuição da comunidade científica para atualizar a Lista Oficial de Espécies da Flora Brasileira Ameaçadas de Extinção.

Fonte:
Ministério do Meio Ambiente

error while rendering plone.belowcontentbody.relateditems