Meio Ambiente

Tecnologia

Aplicativo gratuito permite monitorar intensidade da seca no Nordeste

Dados permitem que instituições realizem planejamento coordenado de ações de preparação e resposta às situações de seca
publicado: 03/10/2017 15h55, última modificação: 23/12/2017 11h33
Aplicativo gratuito permite monitorar intensidade da seca no Nordeste

Nordeste passa por uma das mais severas secas já registradas - Foto: Arquivo/ EBC

Está disponível a partir desta terça-feira (3), para download gratuito, tanto em dispositivos Android quanto IOS, o aplicativo Monitor de Secas. Ele permite acompanhar a intensidade da seca em todo o Nordeste entre julho de 2014 e agosto de 2017.

A ferramenta indica no mapa da região as áreas que passam por seca fraca, moderada, grave, extrema ou excepcional num determinado mês. É possível saber ainda se os possíveis impactos sobre os diferentes setores econômicos são de curto ou longo prazo.

Os tomadores de decisão, diante dos dados, podem realizar um planejamento coordenado de ações de preparação e resposta às situações de seca.

Desde 2012, o Nordeste enfrenta uma das mais severas secas já registradas, afetando a disponibilidade hídrica, os usos da água e o meio de vida dos nordestinos. Os volumes dos reservatórios diminuíram drasticamente, chegando ao colapso em muitos casos.

Parceria

Além da Agência Nacional de Águas (ANA), participam do Monitor de Secas instituições como a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (FUNCEME) e o Núcleo Geoambiental da Universidade Estadual do Maranhão (NuGeo/UEMA).

Fonte: Portal Brasil, com informações da Agência Nacional das Águas

error while rendering plone.belowcontentbody.relateditems
registrado em: Aplicativo, Seca, Nordeste