Saúde

Atendimento ao cidadão

Saúde da Família fornece equipes multidisciplinares

Programa federal organiza os serviços de Atenção Básica do governo e reorienta os profissionais que trabalham com assistência, promoção da saúde, prevenção de doenças e reabilitação
publicado: 28/12/2009 20h05, última modificação: 23/12/2017 10h27
Saúde da Família fornece equipes multidisciplinares

Atendimentos médico e odontológico são prestados na unidade de saúde ou em casa - Foto: Luis Oliveira/Ministério da Saúde

Levar a saúde para mais perto da família e melhorar a qualidade de vida dos brasileiros. Esses são os principais objetivos do programa Saúde da Família, criado para organizar os serviços de Atenção Básica do governo e reorientar os profissionais que hoje trabalham com assistência, promoção da saúde, prevenção de doenças e reabilitação.

O atendimento é prestado pelos profissionais das equipes de Saúde da Família (médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, agentes comunitários de saúde, dentistas e auxiliares de consultório dentário) na unidade de saúde ou nos domicílios. 

Essas equipes são responsáveis pelo acompanhamento de um número definido de famílias, que estão localizadas em uma área geográfica delimitada, e promovem ações de prevenção, recuperação, reabilitação de doenças e manutenção da saúde. O trabalho direto com as pessoas de cada região facilita o atendimento e o acompanhamento das famílias na comunidade.

Cada equipe do Saúde da Família deve ser responsável por, no máximo, 4.000 pessoas, sendo a média recomendada de 3.000 pessoas. Esse número de pessoas por equipe considera o grau de vulnerabilidade das famílias da região. 

Fonte:
Ministério da Saúde

error while rendering plone.belowcontentbody.relateditems