Saúde

Imunização

Salvador terá 400 mil doses extras de vacina contra febre amarela

Cerca de 1,7 milhão de pessoas devem ser imunizadas na capital baiana
publicado: 29/03/2017 19h36, última modificação: 23/12/2017 11h40
Salvador receberá cerca de 400 mil doses extras de vacina contra febre amarela

A secretaria informa que, até o momento, nenhum caso de febre amarela foi detectado em humanos no estado - Foto: Elza Fiúza/Agência Brasil

A Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) intensificará as ações voltadas ao controle do vírus da febre amarela na capital baiana. Para isso, foram liberadas nesta quarta-feira (29), em Salvador, cerca de 400 mil doses extras da vacina para as pessoas que não têm as duas doses registradas no cartão de vacinação.

De acordo com a secretaria, será necessário imunizar 1,7 milhão de pessoas em Salvador. A decisão tem como base a confirmação de infecção por febre amarela em quatro macacos, na capital baiana.

A secretaria informa que, até o momento, nenhum caso de febre amarela foi detectado em humanos no estado. Em animais, a doença já havia sido registrada na cidade de Alagoinhas, onde também foram liberadas vacinas extras para a população. A secretaria lembra que quem foi imunizado nos últimos dez anos está com a proteção em dia.

Investigação

O órgão estadual registrou, até ontem (28), 16 casos suspeitos de febre amarela em oito municípios. Sete foram descartados após exames laboratoriais e nove casos continuam sendo investigados. Nos macacos, foram 104 notificações em 42 cidades baianas, com 23 confirmações das doenças.

O secretário municipal de Saúde, José Antônio Alves, informou que, ao longo das próximas semanas, os 136 postos de Salvador terão campanha voltada para o controle da febre amarela intensificada. 

Fonte: Portal Brasil, com informações da Agência Brasil e da Secretaria de Saúde da Bahia

error while rendering plone.belowcontentbody.relateditems