Defesa e Segurança

Apoio federal

Situação de emergência é decretada em 176 cidades

Estados de Minas Gerais e Piauí terão acesso a recursos federais para enfrentar estiagem
publicado: 25/07/2017 19h20, última modificação: 23/12/2017 11h36
Situação de emergência é decretada em 176 cidades

Medida de apoio federal segue em vigor por 180 dias - Foto: Arquivo/Agência Brasil

O longo período de seca e estiagem levou 176 cidades em Minas Gerais e no Piauí à situação de emergência, que foi reconhecida, nesta terça-feira (25), pelo Ministério da Integração. O apoio federal será aplicado no restabelecimento de serviços básicos à população.

A medida, que foi publicada no Diário Oficial da União (DOU), permanece em vigor por 180 dias. Em Minas Gerais, 151 cidades tiveram reconhecimento federal em função do extenso período de seca. Já no Piauí, a situação de emergência foi reconhecida em 25 cidades, por conta da estiagem prolongada.

Apoio federal

O governo federal tem direcionado diversas ações para apoiar as regiões afetadas pelo extenso período de seca e estiagem no País. Além de obras estruturantes, adutoras e barragens, os recursos federais servem à instalação de cisternas, de sistemas coletivos de abastecimento, à construção de pequenas barragens, barreiros, poços, entre outras tecnologias complementares.

Para obter apoio material e financeiro do Ministério da Integração Nacional para ações emergenciais, os municípios devem apresentar um relatório com diagnóstico dos danos e o Plano Detalhado de Resposta (PDR), por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID). Após análise, o Ministério da Integração define o valor do recurso a ser disponibilizado.

Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério da Integração Nacional

error while rendering plone.belowcontentbody.relateditems