Turismo

Aniversário

Rio Branco comemora 131 anos com cultura e esporte

Capital acriana foi um dos municípios da região Norte que tiveram maior evolução do Índice de Competitividade do Turismo
publicado: 28/12/2013 13h16, última modificação: 23/12/2017 03h48

Festival de música, concurso de artes visuais e corrida infantil estão na programação para comemorar os 131 anos de fundação da cidade de Rio Branco, no Acre. A cidade começou os festejos na última sexta-feira (27), com a exposição Cores da Cidade, na Galeria Juvenal Antunes e o anuncio dos vencedores do Festival de Música Som da Cidade, no Calçadão da Gameleira.

Neste sábado (28), o prefeito Marcus Alexandre comanda a entrega da Comenda Volta da Empreza, a partir das 19h, no Teatro Plácido de Castro. A comenda tem o objetivo de valorizar o patrimônio sociocultural acriano e amazônico e homenagear as pessoas que se distinguiram por suas contribuições para o município.

A tradicional corrida infantil chega à sua 9ª edição. A largada aconteceu no Parque do Tucumã, onde quatro categorias de 7 a 14 anos, fizeram percurso de 1.000 a 3.000 metros.

Neste ano, a capital acriana foi um dos municípios da região Norte que tiveram maior evolução do Índice de Competitividade do Turismo, indicador criado pelo Ministério do Turismo (MTur), em parceria com a Fundação Getúlio Vargas e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) para medir o estágio de desenvolvimento dos destinos turísticos do país. A cidade faz parte de um grupo de 18 municípios premiados pelo MTur.

Rio Branco teve a maior evolução no quesito cooperação regional (mais 27,3 pontos em relação a 2011), alcançando 74,7 pontos numa escala de 0 a 100. Entre as ações que levaram à evolução do índice estão os projetos de cooperação regional compartilhados entre o município e outros destinos da região do Vale do Acre, como a Rota Internacional Pantanal, Amazônia, Andes e Pacífico.

“A cidade de Rio Branco tem potencial turístico, além de fazer fronteira com outros países, sendo o cartão postal do Brasil para outras cidades da América do Sul”, afirma o secretário nacional de Programas de Desenvolvimento do Turismo, Fábio Mota.

Em 2013, a Prefeitura de Rio Branco recebeu R$ 4,8 milhões do MTur para obras de revitalização da orla do Rio Acre, um dos principais pontos turísticos da cidade. As obras vão beneficiar 450 micro e pequenos empresários, segundo a Prefeitura.

Confira a declaração do secretário Fábio Mota sobre o potencial turístico da capital e a importância da revitalização da orla do Rio Acre.

Fonte:
Ministério do Turismo

error while rendering plone.belowcontentbody.relateditems