Turismo

Destinos nacionais

Sudeste está atraindo mais turistas, revela estudo

Região foi a que mais cresceu na preferência do brasileiro, aproximando-se do Nordeste, líder. Diferença caiu para seis pontos percentuais
publicado: 12/01/2015 14h36, última modificação: 23/12/2017 11h33
Sudeste está atraindo mais turistas, revela estudo

Documento mostra que a região tem atraído parte do público que tradicionalmente preferia o Nordeste - Foto: Divulgação/Ministério do Turismo

De acordo com um estudo realizado em dezembro pelo Ministério do Turismo, 30,7% dos entrevistados que escolheram destinos nacionais estão arrumando as malas rumo a cidades do Sudeste. 

O documento mostra que a região mais populosa do País tem atraído parte do público que tradicionalmente preferia o Nordeste para passar as férias.

Para se ter uma ideia do aumento, em dezembro de 2013, o Sudeste respondia por apenas 21,7% dos turistas. Nesse período, o Nordeste representava quase o dobro: 40,1%. Um ano depois, o Nordeste caiu para 36%. A diferença percentual, de quase 20 pontos percentuais no ano passado, caiu para apenas seis este ano.  

A pesquisa mostra ainda que a intenção de viagem para o Sul é de 19,1%, para o Norte, 8,6%, e para o Centro-Oeste, 5,6%. Independentemente da região, a preferência por destinos do país (80,2%) segue em alta. Apenas 17,7% dos que manifestaram intenção de viajar disseram preferir um destino internacional.

O estudo a Sondagem do Consumidor – Intenção de Viagem é uma pesquisa realizada pelo Ministério do Turismo, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas. Ele mostra a intenção do brasileiro de viajar pelos próximos seis meses. São entrevistadas duas mil pessoas de sete capitais do País, o que representa 70% do fluxo turístico total.

Acesse a pesquisa completa.

Fonte:

Ministério do Turismo

error while rendering plone.belowcontentbody.relateditems