Você está aqui: Página Inicial > Educação > 2009 > 11 > Creches ajudam no desenvolvimento físico e psicológico da criança

Educação

Creches ajudam no desenvolvimento físico e psicológico da criança

Educação infantil

Pré-escolas devem educar, cuidar e proporcionar brincadeiras, contribuindo para o desenvolvimento da personalidade e da linguagem
por Portal Brasil publicado: 18/11/2009 11h09 última modificação: 30/06/2014 18h04
João Bittar/Ministério da Educação O ensino em creches e pré-escolas faz parte da educação infantil

O ensino em creches e pré-escolas faz parte da educação infantil

A educação infantil, primeira etapa da educação básica, ajuda no desenvolvimento físico, psicológico, intelectual e social da criança, complementando a ação da família e da comunidade. É oferecida gratuitamente em creches ou instituições equivalentes para crianças de até 3 anos de idade e, posteriormente, em pré-escolas para crianças de 4 a 5 anos.

De acordo com o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, organizado pelo Ministério da Educação (MEC), as creches e pré-escolas devem educar, cuidar e proporcionar brincadeiras, contribuindo para o desenvolvimento da personalidade, da linguagem e para a inclusão social da criança.

Atividades como brincar, contar histórias, oficinas de desenho, pintura e música, além de cuidados com o corpo, são recomendadas para crianças que frequentam a escola nesta etapa.

 

Fonte:
Ministério da Educação

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons CC BY ND 3.0 Brasil CC BY ND 3.0 Brasil