Educação
Cursos técnicos facilitam o acesso ao mercado de trabalho
Alunos do CEFET manuseiam leite sob supervisão do professor. Instituto Federal Sertão Pernambucano/Campus Petrolina Zona Rural
O estudante que cursa o ensino básico pode, ao mesmo tempo, frequentar os cursos técnicos e profissionais oferecidos a partir do segundo ano do ensino médio. Quem já possui o diploma de nível médio também.
São três modalidades de cursos técnicos existentes:
• Integrada – o aluno faz o curso técnico paralelamente ao ensino médio;
• Concomitante – o aluno faz o curso técnico simultaneamente ao ensino médio, mas em instituições diferentes;
• Subsequencial – o aluno faz o curso técnico quando já tem o diploma do ensino médio.
Outra opção de formação técnico-profissional é a graduação tecnológica. Esses cursos de nível superior estão voltados para a formação de profissionais para setores nos quais haja utilização de tecnologias.
Institutos Federais
Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia oferecem formação de jovens e adultos (Proeja), cursos técnicos, bacharelados, superiores de tecnologia e licenciaturas, além de cursos de mestrado e doutorado. Também são instituições acreditadoras e certificadoras de competências profissionais (Rede Certific).
Considerados referência nessa modalidade de ensino, eles qualificam profissionais para os diversos setores da economia brasileira, promovem pesquisa e desenvolvem novos produtos e serviços em colaboração com o setor produtivo. O trabalho pedagógico dos institutos busca gerar conhecimento e desenvolver pesquisa em benefício das comunidades onde estão localizadas.
Fonte:
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















