Você está aqui: Página Inicial > Educação > 2009 > 11 > Ensino fundamental desenvolve a capacidade de aprendizado de crianças

Educação

Ensino fundamental desenvolve a capacidade de aprendizado de crianças

A etapa da educação básica envolve crianças e adolescentes entre 6 e 14 anos e é o período em que se aprende a ler e a escrever
por Portal Brasil publicado: 18/11/2009 11:12 última modificação: 30/08/2013 17:03
Exibir carrossel de imagens O PNLD vai atender a estudantes do 6° ao 9° ano do ensino fundamental

O PNLD vai atender a estudantes do 6° ao 9° ano do ensino fundamental

O ensino fundamental é obrigatório para crianças e jovens com idade entre 6 e 14 anos. Essa etapa da educação básica deve desenvolver a capacidade de aprendizado do aluno, por meio do domínio da leitura, escrita e do cálculo. Após a conclusão do ciclo, o aluno deve ser também capaz de compreender o ambiente natural e social, o sistema político, a tecnologia, as artes e os valores básicos da sociedade e da família.

Desde 2005, a lei nº 11.114 determinou a duração de nove anos para o ensino fundamental. Desta forma, a criança entra na escola aos 6 anos de idade, e não mais aos 7, e conclui aos 14 anos, ou seja, no 9º ano.

A lei garante a todas as crianças tempo mais longo de convívio escolar e mais oportunidades de aprender. A ampliação do ensino fundamental começou a ser discutida no Brasil em 2004, mas o programa só teve início em algumas regiões em 2005. 

Provinha Brasil 

Para garantir a alfabetização de todas as crianças até 8 anos, o ensino fundamental conta com a Provinha Brasil. O exame permite avaliar as habilidades relativas ao processo de alfabetização dos alunos e ajuda a evitar que as crianças cheguem à quarta série do ensino fundamental sem dominar a leitura e a escrita. 

Fontes:
Lei n. 9.394/1996

Inep

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons CC BY ND 3.0 Brasil CC BY ND 3.0 Brasil