Educação
Físico quântico recebe o Prêmio Álvaro Alberto de Ciência e Tecnologia
O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e a Fundação Conrado Wessel entregam nesta terça-feira (4), na Academia Brasileira de Ciências (ABC), no Rio, ao físico Luiz Davidovich, o Prêmio Almirante Álvaro Alberto para Ciência e Tecnologia, em reconhecimento ao trabalho realizado no setor.
Concedido anualmente, em sistema de rodízio, às áreas do conhecimento, nesta edição, a área de Ciências Exatas, da Terra e Engenharias foi a contemplada.
Luiz Davidovich é atualmente professor titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro, tendo feito doutorado em Física pela University of Rochester, em 1975. Ele lidera um grupo de pesquisa sobre o fenômeno do emaranhamento de estados e, em particular, no estudo da ação do ambiente sobre essa propriedade fundamental do mundo quântico.
O premiado é, ainda, secretário-geral da 4ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CNCTI), evento que se realizará entre 26 e 28 de maio, em Brasília.
Criado em 1981, o Prêmio Álvaro Alberto de Ciência e Tecnologia vem sendo concedido aos mais destacados pesquisadores brasileiros, entre eles Sergio Henrique Ferreira, Fernando Galembeck, Carlos Chagas Filho, Celso Monteiro Furtado, Aziz Nacib Ab´Saber, Ozires Silva, Florestan Fernandes, Caio Prado Júnior, Otto Richard Gottlieb, Mário Schenberg, Herch Moysés Nussenzveig, José Leite Lopes, Eduardo Moacyr Krieger, Jacob Palis Júnior, Maria Isaura Pereira de Queiroz, entre outros.
Fonte:
Ministério da Ciência e Tecnologia
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















