Educação
Inep diz que Polícia Federal vai supervisionar novo esquema de segurança do Enem
Segundo o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), José Soares Neto, o esquema de segurança do próximo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi organizado sob a supervisão da Polícia Federal e contará com o efetivo das Forças Armadas e das secretarias de Segurança de cada estado. A declaração foi feita nesta quarta-feira (9).
O objetivo da operação é evitar problemas como o ocorrido no ano passado, quando a prova do Enem foi furtada de dentro da gráfica que imprimia o material e o exame teve que ser cancelado às vésperas de sua realização.
Todo o esquema de impressão, distribuição, segurança e aplicação das provas seguirá o modelo que foi montado no ano passado pelo Ministério da Educação (MEC) depois que a prova foi roubada. O Inep será o responsável pela elaboração das provas e contratará, via licitação, uma gráfica para imprimir o material.
A distribuição será feita pelos Correios, com o esquema de segurança que contará com as Forças Armadas e os efetivos estaduais a partir de convênios. A aplicação e correção da prova será responsabilidade novamente do consórcio formado pelo Centro de Seleção e Promoção de Eventos (Cespe) da Universidade de Brasília e pela Fundação Cesgranrio, sem necessidade de licitação.
Desde o ano passado, o MEC negocia com o Tribunal de Contas da União (TCU) a dispensa de licitação para o Enem. O ministério quer contratar as duas empresas que foram responsáveis pela prova nos anos anteriores e assumiram o exame também no ano passado após o furto.
Um dos pontos centrais da nova organização será a segurança da gráfica que será contratada para imprimir as provas. “Ela precisa ter câmeras de vigilância com monitoramento 24 horas, assim como um controle de toda a estrutura de manuseio, de quem entra e sai do ambiente, como entra e como o sai”, afirmou. A licitação ainda não foi encerrada.
O presidente do Inep não quis dar uma expectativa de inscrições para o Enem 2010, mas disse que o órgão trabalha com o mesmo número do ano passado: 6 milhões de participantes. As inscrições para a prova acontecem entre 21 de junho e 9 de julho exclusivamente pela internet.
Fonte:
Agência Brasil
Saiba mais sobre Enem no Portal Brasil.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















