Educação
Gestores defendem educação inclusiva nas escolas federais
A educação inclusiva nos institutos federais de educação, ciência e tecnologia foi o principal tema de debate do 2º Simpósio dos Institutos Federais nesta quinta-feira (29). O evento é promovido pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação (MEC).
O coordenador de orçamento e gestão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, Alexandre Vidor, avaliou que as escolas federais evoluíram de acordo com o mercado de trabalho. “Antes não havia esse atrelamento de um ensino médio ao ensino técnico”, lembrou. “Hoje, é necessário formar um cidadão para que ele seja um profissional capacitado.”
A assistente social Valdeluce Nascimento, do Instituto Federal da Bahia, falou sobre estudos realizados na instituição, com o objetivo de facilitar acesso, permanência, avaliação e aprendizagem, como os programas de assistência sócio-econômica ao aluno, de cotas e de apoio a pessoas com dificuldades especificas, entre outros.
Até novembro, gestores e estudiosos da educação profissional se reunirão na última quinta-feira de cada mês, em Brasília, para debater o modelo pedagógico dos institutos federais. O próximo será em 26 de agosto, com foco na inserção das pessoas com necessidades educacionais nos institutos federais.
Fonte:
Ministério da Educação
Saiba mais sobre o sistema educacional brasileiro no Portal Brasil.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















