Educação
Simpósio Brasileiro de bioinformática reúne especialistas no Rio de Janeiro
A cidade de Búzios (RJ) recebe de terça (31) a sexta-feira (3), a 7ª edição do Simpósio Brasileiro de Bioinformática. Estudantes e profissionais das áreas de biologia, informática, bioquímica e biofísica podem participar de minicursos, como método de alinhamento de seqüências, probabilidade e estatística em bioinformática, bioinformática estrutural de proteínas e genômica comparativa.
Especialistas como Satoru Miyano, da Universidade de Tokio, que trabalha no Human Genome Center, Steve Bryant, do National Center for Biotechnology Information (NCBI), apontado como o profissional de maior destaque na área nos Estados Unidos, Zhang Yong, diretor do Beijing Genomics Institute, na China, e Peter Stadler, professor de bioinformática da universidade alemã de Leipzig, são os estrangeiros convidados do para o evento.
Entre os brasileiros estão Marta Mattoso, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Maria Emília Walter, da Universidade de Brasília (UnB), e Paulo Cavalcanti Gomes Ferreira, da UFRJ e pesquisador do Jardim Botânico, que debaterão sobre sequenciamento de genomas, entre outros temas.
A bioinformática permite simulações computacionais nos estudos de comparação de sequência de genes, construção de árvores evolutivas, montagem de fragmentos de DNA, pesquisas com células-tronco e genoma humano.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















