Educação
Dados preliminares do censo escolar indicam 42 milhões de matrículas na rede pública
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou nesta sexta-feira (24) os dados preliminares do Censo Escolar de 2010. Os números, que se referem apenas aos estabelecimentos públicos de ensino, indicam que o País tem 42.191.928 de matrículas. As escolas públicas têm um mês para corrigir eventuais erros ou completar informações que não foram enviadas.
Segundo o Inep, 310 municípios em 21 estados ainda não enviaram as informações. Essas cidades podem ficar sem os recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) e de outros programas que utilizam o número de matrículas aferido pelo censo para calcular a transferência de verbas.
A maioria (159) dos municípios que não enviou os dados é da Bahia. Em seguida vem Minas Gerais, com 31 municípios; Mato Grosso do Sul, com17, e Piauí, com 16. As informações declaradas ao Censo Escolar pelos gestores e escolas devem ser comprovadas com documentos. Os recursos são distribuidos levando em conta o número de matrículas e as diferentes etapas, modalidades e tipos de estabelecimento de ensino.
O Inep enviará às secretarias estaduais e municipais de Educação relatórios detalhados sobre as matrículas e outras informações sobre o atendimento nos estabelecimentos que ainda não passaram as informações. Assim, as secretarias podem conferir os números e realizar correções.
Segundo o Inep, a divulgação completa do Censo Escolar da Educação Básica 2010 será feita no final de novembro, com os devidos cruzamentos estatísticos e análises.
Fonte:
Agência Brasil
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















