Educação
Estrangeiros selecionados para programa de graduação do MEC já podem fazer matrícula
Os estudantes estrangeiros selecionados pelo Ministério da Educação (MEC) para o Programa de Estudantes - Convênio de Graduação (PEC-G) já podem fazer a matrícula na instituição em que estiverem inscritos. Pelo PEC-G, após a seleção, alunos estrangeiros com idade entre 18 e 25 anos estudam gratuitamente em instituição de educação superior pública ou particular no Brasil.
Este ano, o programa selecionou 394 alunos de 28 países — 18 das Américas Central e do Sul e dez da África. Entre as nações com maior número de estudantes beneficiados estão Paraguai, Haiti, Cabo Verde, Guiné-Bissau e Angola.
O PEC-G é uma atividade de cooperação entre países em desenvolvimento com os quais o Brasil mantém acordos educacionais e culturais. A iniciativa reúne os ministérios da Educação e das Relações Exteriores.
Para concorrer a vagas gratuitas na graduação, os estudantes estrangeiros devem atender a uma série de critérios. Entre os quais, provar a capacidade de custear as despesas no Brasil e apresentar certificado de conclusão do ensino médio ou curso equivalente e de proficiência em língua portuguesa — a proficiência é exigida daqueles que não pertençam à Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP). Outro compromisso a ser assumido pelos selecionados é, ao concluir o curso, retornar ao país de origem.
Fonte:
Ministério da Educação
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















