Educação
FNDE abre sexto lote de recompra de certificados financeiros
O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) abriu na segunda-feira (20) o sexto lote do ano de recompra de Certificados Financeiros do Tesouro (CFT-E), de propriedade das instituições de ensino superior que aderiram ao Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies). Ao todo, foram disponibilizados pela autarquia R$ 146,5 milhões para a operação, que se encerra no dia 24 de dezembro.
As universidades que recebem estudantes pelo Fies são remuneradas por meio do CFT-E, um título público usado para a quitação de contribuições previdenciárias e demais tributos da Receita Federal. Pagos os tributos, os certificados restantes podem ser recomprados pelo FNDE. Até 2009, havia apenas uma recompra anual dos títulos. A partir de 2010, passou para quatro, no mínimo.
“Esta sexta recompra mostra o empenho do FNDE em tornar o Fies cada vez mais atrativo não apenas para os estudantes, mas também para as universidades”, afirma Antônio Corrêa Neto, diretor financeiro da autarquia. Segundo ele, além de assegurar maior liquidez aos títulos do Fies com o aumento das recompras anuais, as mantenedoras das instituições de ensino superior reduzem vagas ociosas em seus cursos e têm garantia do recebimento das mensalidades, o que diminui a inadimplência.
O representante legal da mantenedora deve acessar o Sistema Informatizado do Fies (SisFies) para consultar o valor e solicitar a recompra de seus títulos.
Fonte:
Ministério da Educação
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















