Educação
Projeto capacita 200 monitores de telecentros em sete estados
Cerca de 200 monitores de telecentros de sete estados brasileiros terminam nesta sexta-feira (14) o curso de capacitação em hardware, software e redes. O curso, que faz parte do Projeto Formação Gesac, é realizado nos institutos federais de Ciência e Tecnologia do Amazonas, Bahia, Ceará, Goiás, Pará, Piauí e Roraima. A previsão é que, até a metade de fevereiro, sejam atendidas 600 pessoas em 26 estados.
Com duração inicial de um ano, o projeto-piloto capacita em tecnologias de informação e comunicação monitores de cerca de 700 telecentros.
Desde setembro de 2010, aulas de hardware, software e redes, além de cidadania e comunicação, são ministradas por professores e alunos-tutores dos institutos federais e por promotores de inclusão digital. O curso é realizado presencialmente e por meio de educação à distância. Mas para receber o certificado de formação, os monitores deverão repassar conhecimento a mais três pessoas em sua comunidade. O objetivo é que o conhecimento não se concentre somente com uma pessoa. Também é uma forma de disseminar as informações recebidas, garantindo que a comunidade se beneficie da proposta.
Em todo o País, essa ação de inclusão digital chega a diversos tipos de comunidades. Os participantes são representantes de pontos de áreas urbanas, de comunidades rurais, indígenas, ribeirinhas e quilombolas. O projeto é desenvolvido pelo Ministério das Comunicações em parceria com o Ministério da Educação, a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Conheça mais sobre o projeto no site e na rede social.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















