Educação
Plano de formação de professores divulga selecionados do Pará nesta sexta
A Secretaria de Estado de Educação do Pará divulga nesta sexta-feira (11) a lista de professores de educação básica selecionados para o Plano Nacional de Formação de Professores (Parfor). Na quarta etapa do plano, as instituições públicas de ensino superior ofertaram 5.590 vagas no estado em 22 licenciaturas oferecidas em Belém e em 49 municípios do interior.
As inscrições para seleção terminaram em 31 de janeiro. A validação das inscrições foi feita pelas secretarias estaduais e municipais de educação. Em seguida, elas enviaram as listas dos professores escolhidos às instituições de educação superior (IES) de cada estado. Cada IES possui seu próprio calendário e processo de seleção.
A seleção no Pará não exige vestibular: é preciso apenas que o professor esteja atuando em sala de aula. Os cursos têm duração entre três anos e meio e quatro anos, e acontecem aos finais de semana, no período em que os professores estão de recesso das suas atividades na escola. Ao final da graduação, os alunos receberão diploma de curso superior e estarão aptos a desenvolver novas experiências pedagógicas e a formar melhor os estudantes do País. Os cursos são ministrados por professores universitários, convidados para irem até os municípios executar o projeto pedagógico criado para cada curso.
As licenciaturas ofertadas são: em ciências naturais; dança; teatro; artes visuais; música; ciências biológicas; ciências da religião; química; computação; educação física; filosofia; física; geografia; história; língua espanhola; língua inglesa; língua portuguesa; matemática; pedagogia; sociologia; educação no campo e licenciatura integrada em educação, ciências e matemática.
Parfor
O Parfor tem o objetivo de capacitar 40 mil professores do Pará que não têm formação exigida em lei. Há professores ministrando aulas de disciplina diferente da de sua formação, ou mesmo sem o diploma de graduação.
Até dezembro de 2010, cerca de 56 mil professores de todo Brasil se matricularam pelo sistema, contando a oferta dos três últimos semestres. O total de recursos de custeio repassados às instituições de educação superior participantes do sistema, de 2009 até outubro de 2010, foi de R$ 37 milhões.
Participam do Parfor 141 instituições de educação superior, de 25 estados, que oferecem cursos de licenciatura presenciais e a distância – estes, pela Universidade Aberta do Brasil (UAB). Mais informações pelo telefone 0800 616161, opção 7.
Fonte:
Capes
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















