Você está aqui: Página Inicial > Educação > 2011 > 02 > Programa visa qualificar professores universitários

Educação

Programa visa qualificar professores universitários

Para incentivar a adesão aos cursos de pós-doutorado, Capes, CNPq e Finep criaram o Programa Nacional de Pós-Doutorado
por Portal Brasil publicado : 02/02/2011 11h25
Exibir carrossel de imagens Pós-doutorado exige muita dedicação

Pós-doutorado exige muita dedicação

O pós-doutorado é uma especialização ou um estágio acadêmico para aprimorar o nível de excelência. Ou seja, após adquirir o título de doutor, o pesquisador tem a opção de aperfeiçoar ainda mais seus estudos em uma determinada específica.

Para incentivar a adesão a esse tipo de especialização, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) criaram o Programa Nacional de Pós-Doutorado. O objetivo é financiar o trabalho de doutores em áreas estratégicas relacionadas à política industrial, tecnológica e de comércio exterior.

Grupos de pesquisa de todo o País e empresas ligadas a áreas tecnológicas podem encaminhar projetos que irão envolver os pesquisadores. Para receber bolsa, a proposta de estudo a ser avaliada deve cumprir certos critérios como, por exemplo, ser relacionado à inovação, resultar em aumento de competitividade nas empresas de base tecnológica e contribuir para o aumento do desempenho científico e tecnológico do País.

Os interessados em ingressar em um pós-doutorado devem buscar informações na instituição em que pretendem fazer o estágio ou especialização e nas Agências de Fomento à Pesquisa -- Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Fontes

Capes
Fapesp
CNPq

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons CC BY ND 3.0 Brasil CC BY ND 3.0 Brasil