Educação
Rio de Janeiro recebe programa Saúde nas Escolas
O Ministério da Saúde e a prefeitura do Rio de Janeiro lançaram, nesta sexta-feira (25), o programa Saúde nas Escolas no município. São 160 equipes fixas e oito móveis, atendendo a metade da rede municipal de ensino. O projeto vai trabalhar com ações preventivas, integrando as redes de atenção primária, educação básica e assistência social através do Programa de Saúde da Família. O Ministério da Saúde está presente em 1.993 municípios com projetos como este.
O programa prevê o atendimento desses alunos por meio de oito unidades móveis de saúde, que percorrerão as escolas semanalmente. Cada unidade móvel conta com um médico, um enfermeiro, um psicólogo, um dentista e um auxiliar de saúde bucal. Além disso, as unidades possuem mobiliário próprio para promover o atendimento e material educativo, que será entregue às crianças.
“Quando a gente olha porque uma criança falta na escola é que a gente começa a perceber que a criança não enxerga direito, que não ouve direito ou tem algum problema de saúde que compromete o aprendizado. Levar a saúde direto para as escolas é uma possibilidade de essas crianças terem um melhor desempenho escolar e impacta também sobre toda a população, porque a criança é difusora de boas práticas em casa”, ressaltou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
O Saúde nas Escolas objetiva dar assistência integral para 108 mil alunos da rede municipal, com equipes de profissionais de saúde, percorrendo 160 unidades escolares da rede municipal (151 Escolas do Amanhã e nove Espaços de Desenvolvimento Infantil). A partir de agora, um técnico de enfermagem também ficará lotado em cada uma dessas unidades.
Fonte:
Ministério da Saúde
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















