Educação
Brasil vai selecionar estudantes de países em desenvolvimento para convênio de pós-graduação
O edital de seleção de candidaturas para o Programa de Estudantes-Convênio de Pós-Graduação (PEC-PG) foi publicado nesta quarta-feira (18). A seleção é direcionada a cidadãos de países em desenvolvimento que mantêm com o Brasil acordo de cooperação educacional, cultural ou de ciência e tecnologia. Nesta edição do PEC-PG também serão aceitas candidaturas do Haiti, uma das ações do Programa Emergencial Pró-Haiti.
O programa é fruto de parceria entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Ministério das Relações Exteriores (MRE), por intermédio do Departamento Cultural (DC).
Os interessados podem se inscrever até 29 de julho nas modalidades mestrado e doutorado. O benefício mensal terá duração de até 24 meses, no caso de mestrado, e até 48 meses no caso de doutorado. Caso o candidato selecionado já esteja cursando a pós-graduação, a bolsa será concedida somente pelo período complementar a ser cursado.
A divulgação dos resultados será disponibilizada no site da Capes, do CNPq e do MRE no mês de dezembro, com início das atividades acadêmicas em março de 2012.
PEC-PG
O PEC-PG tem o objetivo de formar recursos humanos, possibilitando que cidadãos oriundos de países em desenvolvimento realizem estudos em programas de pós- graduação de instituições de ensino superior (IES) brasileiras. O processo de seleção prioriza candidatos no âmbito de programas nacionais de desenvolvimento sócio-econômico acordados entre o Brasil e os países interessados.
Acesse a página do PEC-PG.
Fonte:
Capes
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















