Educação
MEC inaugura novas instalações universitárias em São Paulo
O Ministério da Educação (MEC) inaugurou nesta sexta-feira (27) as novas instalações dos campi universitários da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) em Santo Amaro e em Osasco, na região metropolitana de São Paulo. De acordo com o ministro da Educação, Fernando Haddad, os eventos complementam as ações que pretendem criar um anel de educação superior em torno da capital paulista. Também estivem presentes na inauguração o secretário de Educação Superior, Luiz Cláudio Costa, e o reitor da Unifesp, Walter Albertoni.
“O presidente Lula deu início ao maior plano de reformulação e ampliação das universidades no Brasil”, lembrou o ministro. “Encontramos as universidades federais totalmente sucateadas e agora não só recuperamos, como implantamos novos 126 campi e criamos 14 novas universidades”, disse.
Segundo Haddad, “São Paulo ainda é o estado que proporcionalmente oferece menos vagas públicas de ensino superior federal. Por isso, a incidência do Prouni (Programa Universidade para Todos) é maior aqui. Mas isso não basta. Ampliamos a Unifesp, criamos os campi da Baixada Santista, Guarulhos, Diadema, Santo Amaro, agora Osasco. Em breve vamos inaugurar o campus do Embu e vamos ultimar o campus da Zona Leste de São Paulo. Além disso, a Universidade Federal do ABC atua em Santo André e São Bernardo. E o Instituto Federal de São Paulo amplia suas ações pela grande São Paulo e, em parceria com a Universidade Federal de São Carlos, pelo interior do estado.”
Em 2010, o governo federal investiu mais de R$ 1,12 milhão apenas no campus de Osasco. Em 2011, estão previstos R$ 4,36 milhões. Por enquanto, são oferecidos oito cursos com 320 vagas. Na unidade de Santo Amaro, na zona sul da capital, serão oferecidos cursos de extensão voltados às comunidades de jovens, crianças e idosos.
Fonte:
Ministério da Educação
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















