Educação
ProJovem Urbano será incorporado pelo Ministério da Educação
A Secretaria-Geral da Presidência da República e o Ministério da Educação (MEC) anunciaram nesta quinta-feira (30) que o Programa Nacional de Inclusão de Jovens (ProJovem Urbano) está em fase de transição da Secretaria Nacional de Juventude para o ministério. Em nota conjunta, a secretaria e o ministério explicaram que “essa transferência visa garantir a atualização, o aperfeiçoamento e a expansão do programa”.
O ProJovem Urbano foi instituído em 2005, juntamente com a Secretaria Nacional de Juventude e o Conselho Nacional de Juventude, vinculados à Secretaria-Geral da Presidência da República. O programa tem como orientação promover a inclusão social dos jovens, e é voltado para os jovens que não concluíram o Ensino Fundamental.
A Secretaria Nacional de Juventude – em gestão compartilhada com o Ministério da Educação, o Ministério de Desenvolvimento Social e o Ministério do Trabalho e Emprego – implantou e coordenou a ação.
“A transferência da coordenação do ProJovem Urbano para o MEC, após seis anos de experiência exitosa, visa ultrapassar sua etapa de implantação para dar-lhe a condição de política pública vinculada à estrutura do sistema educacional brasileiro”, aponta a nota.
Técnicos do MEC e da Secretaria Nacional de Juventude formaram um grupo de trabalho encarregado de propor o detalhamento da nova fase do programa. “ O compromisso do governo federal é fortalecer o ProJovem Urbano sob a gestão do Ministério da Educação, priorizando sua relação com os órgãos de juventude nos estados e municípios”, reforçam os órgãos.
Segundo a nota, será assegurada a conclusão das turmas em andamento, ainda sob a gestão da Secretaria Nacional de Juventude. A abertura de novas turmas acontecerá no inicio de 2012, já sob a coordenação do MEC.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















